Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo de casa no Residencial Goiânia Viva

17 de setembro de 2025 às 12:54

Medida visa proteger a saúde pública e o bem-estar dos moradores e da população

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira (16) operação de limpeza compulsória em imóvel no Residencial Goiânia Viva. A ação contou com a participação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil, para a remoção de mais de 72 toneladas de materiais da residência.

“É um caso de acumulação compulsiva, por parte de uma idosa. Além do grande volume de objetos inservíveis, a denúncia que recebemos informava que a moradora mantinha mais de 40 animais de estimação vivendo em meio ao lixo”, contou o auditor da Vigilância Sanitária Jadson Lima.

De acordo com a SMS, a ação integra conjunto de medidas de combate a arboviroses em Goiânia. “A secretaria atua de forma permanente com visitas, fiscalização e campanhas de conscientização. O processo de intervenção começa com a notificação formal dos acumuladores, concedendo um prazo de 10 dias para a limpeza voluntária do imóvel,” explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

“Depois de esgotadas as tentativas de colaboração voluntária, a limpeza é realizada de forma compulsória, que é respaldada por decisão judicial”, diz o secretário. A SMS oferece ainda atendimento especializado em psiquiatria, psicologia e assistência social aos moradores.

“É uma medida extrema, mas necessária para proteger a saúde coletiva. O acúmulo de lixo cria o ambiente ideal para instalação e proliferação de vetores de doenças, como mosquitos, ratos, escorpiões, além de ampliar de forma significativa o risco de incêndios”, explicou o gerente de fiscalização da diretoria em Zoonoses, Jadson Moreira.

Fotos: Divulgação/SMS

Legenda: Equipes retiram materiais inservíveis, lixo e material orgânico na casa de acumuladora do Residencial Goiânia Viva

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia